Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de materiais recicláveis no bairro Santa Luzia, em Caçapava, na noite deste domingo (11), mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal. O combate ao fogo se estendeu pela madrugada desta segunda-feira (12).
De acordo com a Defesa Civil, as chamas tiveram início em um bambuzal próximo e acabaram se espalhando rapidamente para o depósito localizado na Rua Fernando Pessoa. O chamado foi registrado por volta das 20h.
Por se tratar de um local com grande quantidade de material altamente inflamável, o incêndio ganhou força rapidamente, exigindo uma operação contínua e de grande porte para conter as chamas e evitar novos focos.
Operação contou com caminhões, GCM e Defesa Civil:
Para o combate ao incêndio, o Corpo de Bombeiros atuou com três viaturas:
• um caminhão-tanque com capacidade aproximada de 20 mil litros de água;
• dois caminhões auto-bomba, cada um com cerca de 6 mil litros.
A Defesa Civil também participou da ocorrência com um caminhão-tanque de 6 mil litros. A Guarda Civil Municipal deu apoio no isolamento da área e na segurança do entorno durante o trabalho das equipes.
Uma pá carregadeira auxiliou na remoção e no revolvimento do material acumulado no depósito. A técnica permitiu que os bombeiros alcançassem focos internos do incêndio, além da aplicação de terra sobre os resíduos, ajudando a abafar as chamas e reduzir o risco de reignição.
Segundo a Defesa Civil, esse tipo de procedimento é fundamental em incêndios envolvendo lixo e recicláveis compactados, onde o fogo pode permanecer ativo internamente por longos períodos.
Ainda conforme a Defesa Civil, o incêndio teve combate complexo por ter começado em vegetação e atingido um local com resíduos que queimam facilmente. Situações como essa exigem grande volume de água, trabalho prolongado de rescaldo e remoção do material para eliminar focos ocultos.
Orientações à população
As autoridades reforçam algumas recomendações à população:
• evitar aproximação da área afetada, devido à fumaça intensa e risco estrutural;
• manter portas e janelas fechadas em caso de fumaça nas proximidades;
• em situações de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil pelo 199.
Casos semelhantes já foram registrados em Caçapava nos últimos meses, incluindo incêndios em depósitos de recicláveis e áreas de vegetação, exigindo grandes operações das equipes de emergência.





